Consideramos uma história bacana, e um bom exemplo do sucesso de nosso trabalho, a do Condomínio Cariris III, e que por isso será a 1ª compartilhada com todos vocês…
Em julho de 2009, fomos procurados pela Sra. Iracema, a síndica, que esteva extremamente preocupada com o trabalho da administradora atuante no condomínio. Segundo relatos da própria síndica, as pastas de balancetes não eram entregues, não havia cobrança efetiva dos inadimplentes, havia sentenças que não estavam sendo cumpridas, e anualmente era ela que tinha que convocar assembleias e realizá-las sem nenhum apoio, o que aos olhos de quem não está no segmento pode até parecer exceção, mas na verdade são problemas frequentes enfrentados por muitos síndicos e condomínios, por mais incrível que isso pareça.
Abraçamos a causa, porém não bastava tentarmos solucionar tais problemas, precisávamos na verdade era de entender a situação como um todo, identificar suas causas, propor soluções, e acima de tudo administrar de fato, criando alternativas criativas e responsáveis para o futuro do empreendimento e seus envolvidos. Imediatamente efetuamos vários acordos extrajudiciais, convocamos assembleias e pautamos as regras de vencimento, prazo, corte de água e regulamento interno, além de um planejamento financeiro para manutenção e realização de diversas obras no condomínio.
Até então, somente a rede elétrica e o esgoto haviam sido restaurados, e mesmo após quase trinta anos da construção do prédio. Um ano depois, quitados todos os acordos, e com um ambiente muito mais favorável para “regras mais duras e efetivas” houve um consenso sobre a necessidade de um fundo de obra por tempo indeterminado para realizar as diversas obras de manutenção necessárias.
Enfim, sem a necessidade de rateio e mantendo as despesas ordinárias, o condomínio ampliou o muro frontal, refez o telhado, colocou interfone, câmeras, trocou os portões do estacionamento e social, pagou uma reclamação trabalhista, dente diversas outras obras, que certamente não transfomaram apenas visualmente aquele condomínio, mas a mentalidade de todos seus moradores,e certamente a Shangri-lá mostrou a real função de uma administradora de condomínios.
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